QUEM

SOMOS

DE UMA PREOCUPAÇÃO SOCIAL NASCE UMA EMPRESA

Dessa empresa, nasce um futuro de oportunidades

Com o objetivo de criar um empreendimento gerador de empregos e, por consequência, de renda e oportunidades para a parcela jovem de uma população com poucas opções de trabalho na cidade, um grupo de 25 empresários e profissionais liberais juntaram recursos e forças e criaram, em outubro de 1977, a FÊNIX FOMENTO COMERCIAL em Andradas-MG. E em 1978, foi a vez da Fiori Cerâmica Artística – voltada para a produção de louças de forno e mesa – ganhar vida na mesma cidade.  

A FÊNIX atingiu seu ápice no final da década de 1980, vendendo a maior parte de sua produção ao comércio exterior. Depois, com o Plano Collor (que abriu o mercado aos produtos externos) e principalmente com a valorização do Real frente ao Dólar após 1994, a empresa precisou reduzir drasticamente seu mercado interno e suas exportações.

No final dessa década, viveu uma situação delicada, assim como a maioria das empresas exportadoras do Brasil, adaptando-se obrigatoriamente à violenta redução de custos, com possível demissão de 150 funcionários, o que gerou um clima de expectativa e apreensão em muitas famílias da cidade.

No início do ano 2000, diante dessa situação, os sócios resolveram direcionar os seus investimentos para a Fiori, ampliando seu potencial que até então tinha o cerne na fabricação de louças de mesa. A marca passou a produzir, então, louças sanitárias também, aproveitando o talento e a especialização que seus funcionários já tinham no ramo.  

Grandes investimentos foram feitos, tanto no aumento da área de produção quanto na troca dos principais equipamentos. Somente o moderníssimo forno para 1300Cº, fabricado no Brasil com tecnologia italiana, demandou investimentos 1,5 milhão de dólares!

Com máquinas de última geração, equipe treinada e motivada e após exaustivo processo de análise e escolha das melhores matérias-primas, em março de 2001 a produção de louça sanitária começava a sair do forno.

A produção foi imediatamente reconhecida pelo mercado como sendo de alta qualidade, e por estar de acordo com as normas mais exigentes do segmento, rapidamente foi aprovada para fazer parte do PBQP – H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat), atingindo no final daquele ano 22 mil peças produzidas no mês.

 

Reconhecimento Internacional: KOHLER e Fiori trabalhando juntas

Após a iniciação no mercado nacional de produção de louças e seu grande sucesso imediato, a Fiori começou a atrair atenção de uma gigante internacional: a Kohler Co. A empresa americana com mais de 140 anos de existência reconheceu os resultados obtidos pela Fiori e, após alguns anos de negociação, a adquiriu em 2014.

A Kohler é um dos maiores nomes na produção de louças e metais e atualmente uma das maiores empresas do mundo no segmento. Para conhecer mais sobre ela, acesse o link: http://www.br.kohler.com/

Desde então a Fiori tem trabalhado sobre o padrão Kohler de altíssima qualidade, sem perder sua essência. Os valores de pertencimento e de trazer o desenvolvimento para sua região de origem atingiram patamares jamais esperados pela pequena Fênix quando foi criada. Novos empregos, aprimoramento da mão de obra local, geração de renda e desenvolvimento da economia são os resultados dessa parceria de sucesso!